ISO 9001, Qual sua Estrutura?

ISO-9001

ISO 9001

Qual a estrutura do ISO 9001?

ISO é a sigla em inglês para Organização Internacional de Padronização. É, como se diz no próprio nome, uma corporação não governamental que tem como propósito principal estabelecer normas para colaborar com gestores no que diz respeito à fiscalização, assegurando a qualidade nos processos, a satisfação dos consumidores e estimulando uma produção mais ágil.

O que é o ISO 9001?

É a norma da Organização Internacional de Padronização mais conhecida, que, inclusive, foi adotada por empresas do mundo inteiro visto que ela pode ser usada por qualquer negócio – seja pequeno, médio ou grande – para garantir o Sistema de Gestão de Qualidade (SGQ).

Você deve estar se perguntando onde é que entra a norma mais famosa, não é? Então, o ISO 9001 é um mecanismo usado para encontrar falhas e procedimentos não tão eficazes no estabelecimento, tendo como objetivo melhorar o desempenho da empresa, otimizar as metodologias e, principalmente, fazer com que todas as metas sejam alcançadas.

Quais são os benefícios dessa norma?

O ISO 9001 melhora a gestão da empresa e ajuda a atingir os objetivos estipulados por ela. Além disso, ela apresenta outros benefícios como identificar os riscos que seu negócio está correndo, medir e avaliar o desempenho do local, ajudar a definir novos planos, contribuir com a identificação do contexto da sua empresa, com o relacionamento entre você e seus colaboradores e ainda monitorar a satisfação dos seus clientes.

Estrutura do ISO 9001

A norma é construída em 10 cláusulas principais:

  • A primeira delas é o âmbito/contexto da organização, que está ligado justamente ao cenário da organização, às metas estipuladas para alcançar os objetivos, etc.;
  • Depois vem as referências normativas, que ajudam a empresa com as publicações que são apropriadas para o caso;
  • Em seguida são os termos e definições, que, como o nome já diz, traz os termos para a aplicação da norma 9001;
  • Em quarto lugar está o contexto da organização, isto é, compreender o local que a empresa está inserida (interno e externo), saber e entender as necessidades do local (do gestor, passando pelos colaboradores e chegando aos clientes), etc.;
  • Depois temos a liderança, ocupando o quinto passo, definindo um gestor que saiba comunicar as normas e que alinhe a política às metas traçadas;
  • Logo depois é o planejamento, que ativa a busca por melhorias na gestão da empresa;
  • O suporte é o apoio que atuará para atingir as metas impostas pelo gerente;
  • A operação faz referência aos processos internos e externos, visando controlá-los;
  • A avaliação do desempenho é uma equipe que ajuda a monitorar e avaliar se o que está sendo feito é o que foi planejado;
  • Por fim, a melhoria é o processo que vê o que está sendo feito, compara e traça uma rota para alinhar com o que a empresa deseja.

São essas as principais informações sobre a estrutura da ISO 9001. E nós somos a única empresa mato-grossense a ter essa certificação. Qualidade e competência é o que queremos oferecer para os nossos clientes!

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