Skip to content

Muito se discute atualmente sobre a importância da higienização de ambientes, principalmente quando se trata de locais que circulam alimentos e produtos de consumo humano. O quaternário de amônio é um agente de limpeza extremamente útil para esses lugares, porém com algumas ressalvas antes de sua utilização.

Você sabe o que é esse produto e a sua importância?

Entenda o que é o quaternário de amônio, além da necessidade de uso desse reagente dentro de um espaço que precisa de limpeza profunda.

O que é o Quaternário de Amônio?

Para quem não conhece, o quaternário de amônio é um produto de limpeza extremamente forte, capaz de furar a membrana plasmática das bactérias e evitar a sua proliferação.

Esse reagente é serve principalmente em ambientes que precisam de higienização recorrente, como supermercados, açougues e outros locais que possuem armazenamento de comidas e produtos de consumo.

Porém, é importante salientar que o manuseio desse produto precisa ser feito por uma pessoa especializada, pois devido a sua força contra as bactérias e demais contaminações, o cheiro e o seu efeito são muito fortes, podendo causar problemas se não forem tomados os cuidados necessários.

Anvisa

A Anvisa, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, permite o uso dessa substância em produtos de limpeza, mas estabelece um percentual para que o produto possa ser comercializado. As empresas que produzem agentes com essa fórmula precisam, então, respeitar as normas estipuladas pelo órgão sanitário.

Caso haja desrespeito às regras básicas, o produto pode sair de circulação e gerar até mesmo uma multa para a empresa que colocou a venda.

Quais os cuidados necessários com esse agente?

Se sua empresa quer utilizar um limpador à base desse reagente é extremamente importante seguir alguns passos básicos. É importante entender que isso vai desde o produto que é está a venda.

Por isso, fique atento ao que vamos descrever, pois essas dicas são essenciais no momento de utilizar o quaternário de amônio.

 

Somente empresas certificadas

Para aqueles que estão pensando em utilizar o quaternário de amônio para limpeza de seu estabelecimento, tenha em mente que apenas empresas certificadas em limpeza podem utilizar desse produto.

Já que é um reagente altamente forte – somente os especialistas podem manusear, sendo importante contratar uma empresa que trabalhe com esse ramo.

Proibido uso por conta própria

Se apenas especialistas podem manusear, você, de maneira alguma, deve usar o quaternário de amônio por conta própria. Além de ser um agente muito forte, ele pode causar danos a sua saúde e até mesmo no local aplicado.

Por isso, novamente ratificamos que é necessário contratar uma empresa certificada em limpeza e que tenha a autorização para utilizar esse produto.

Conclusão

Este é um produto muito útil para limpar principalmente locais que precisam de uma higienização mais profunda. Apenas especialistas podem utilizar tal produto.  Ele contem uma porcentagem regulada do reagente.

Para você que curtiu o assunto e quer saber mais sobre, continue aqui e acompanhe os próximos posts!

7 erros que você deve evitar na limpeza da sua empresa - IPC Brasil

 


Queremos saber! Você precisa de alguma solução em limpeza, facilities ou desinfecção? Agende já uma apresentação sem compromisso.

Deixe seu Comentário





Scroll To Top