Skip to content

Os lugares que trabalham com alimentos precisam, prioritariamente, passar pela desinfecção de ambientes. Mesmo que somente um espaço acomode esse tipo de produto é essencial manter a higienização completa do local, seguindo as normas da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Quando se trata de um frigorífico, então, essa medida deve ser ainda mais rígida.

Para você que possui um estabelecimento desse tipo, entenda aqui a importância da desinfecção de ambientes, além de saber como um frigorífico deve se portar diante dessas normas, já que comercializa alimentos de origem animal e que podem trazer riscos à saúde – caso sejam conservados da maneira errada.

Para isso, continue aqui e acompanhe o nosso artigo! Boa leitura.

Higienização e desinfecção na indústria de alimentos: entenda

Desinfecção de ambientes: frigorífico em primeiro lugar

Sem dúvidas, entre todos os estabelecimentos alimentícios, o frigorífico fica em primeiro lugar na necessidade de realizar uma desinfecção de ambientes. Esse local trabalha com produtos de origem animal e se as carnes não estiverem bem conservadas isso pode afetar o comprador, bem como levar o estabelecimento a ter uma grande dor de cabeça.

Então, destacamos aqui três pontos que vão te fazer repensar sobre esse cuidado e que mostram como um frigorífico precisa de muita atenção em sua higienização.

1.     Risco de bactérias

Um local como esse necessita da desinfecção de ambientes, pois existem muitos riscos de proliferação de bactérias. Qualquer produto de origem animal tem a possibilidade de adquirir esse problema e automaticamente causar algum dano à pessoa que compra e ingere as carnes.

Quem nunca ouviu falar sobre a famosa bactéria salmonela? Facilmente ela aparece em ambientes com pouca higienização e traz muita dor de cabeça aos donos de frigoríficos.

2.     Possibilidade de afetar os alimentos

A consequência dessas bactérias no ambiente é a falta de qualidade no produto e possibilidade de afetar a saúde do comprador. Muitas pessoas sofrem com intoxicações alimentares causadas pela má higienização do ambiente, podendo ser até fatais – caso o problema se agrave.

Por isso, a desinfecção de ambientes é extremamente importante para mitigar a proliferação de bactérias e evitar que o consumidor adquira problemas com a ingestão das carnes vendidas em seu frigorífico.

3.     Saúde dos funcionários

Por último, mas não menos importante, a saúde dos funcionários também deve ser considerada quando falamos sobre a importância da desinfecção de ambientes. Imagine trabalhar oito horas por dia em meio a um local com carnes cruas e demais produtos de origem animal. Além de estar exposto a qualquer doença, também se corre o risco de ser contaminado com as bactérias comuns a alimentos mal conservados.

Por isso é de suma importância manter o padrão de higiene recomendado pela Anvisa e saber quais são as necessidades desses colaboradores, já que eles trabalham diretamente com esse tipo de produto e precisam de uma maior atenção.

Conclusão

Um frigorífico precisa manter a desinfecção de ambientes em dia, já que qualquer proliferação de bactérias afeta não somente ao consumidor, mas também aos funcionários.

Para você que possui um estabelecimento como esse, mantenha as normas de limpeza em dia e tenha em mente que se trata de um ambiente com alimentos de origem animal, que precisa de cuidados específicos para manter a qualidade.

Deixe seu Comentário





Scroll To Top