Skip to content

Empresa de conservação e limpeza: como escolher a certa? « Tarefa  Facilities Services

 

O gluconato de clorexidina é um enxaguante bucal germicida que age contra as bactérias presentes na boca. É frequentemente usado para tratar a gengivite (inchaço, vermelhidão, sangramento nas gengivas) e costuma ser prescrito por um dentista.

 

A clorexidina cairia em uma categoria semelhante de agentes antissépticos, como alvejante. Porém, ao contrário do alvejante, a clorexidina é segura para uso na pele e em outras superfícies corporais, mas não deve ser usada para a limpeza de superfícies com o objeto de eliminar possíveis vírus do local, por exemplo.

 

A clorexidina é amplamente utilizada em estabelecimentos de saúde para a limpeza e preparo da pele, garantindo a assepsia. No entanto, produtos à base de clorexidina não devem ser utilizados na limpeza de ambientes com intenção de proteger contra o coronavírus, como tem sido divulgado durante esses tempos de pandemia.

 

Entenda melhor a seguir e saiba por que não realizar limpeza de ambientes com produtos à base de clorexidina.

Coronavírus e a clorexidina

A atual pandemia global do vírus SARS-CoV-2, responsável pela COVID-19, levou a inúmeras mudanças e restrições que afetam a vida diária das pessoas. Na ânsia por solucionar esse problema mundial, muitas pessoas acabam acreditando em toda e qualquer notícia, como é o caso de produtos de limpeza à base de clorexidina para combater o vírus da Covid-19.

 

Segundo pesquisa realizada, a Clorexidina 0,02% foi ineficaz para a inaticação da infectividade dos coronavírus nas superfícies.

 

Sendo assim, não há nenhuma recomendação do uso de clorexidina para a limpeza de ambientes e equipamentos de uso comum. Pelo contrário, o uso de antissépticos como esse, mesmo em baixas porcentagens, tem inúmeras contra-indicações, incluindo o risco de descamação do epitélio oral, caso alguém entre em contato com a superfície que foi limpa com produtos à base desse elemento.

 

Desta forma, sabemos que o uso da Clorexidina não tem eficácia comprovada contra o Coronavírus, sendo totalmente errada sua indicação.

Como posso ajudar a garantir que a clorexidina seja usada com segurança?

Embora as reações à clorexidina sejam raras, podem ocorrer. É importante que você relate quaisquer alterações que você ou outra pessoa possa estar experimentando. Por exemplo, se você sentir irritações ou vermelhidão na pele, transmita a informação a um profissional de saúde. E o mais importante: não use produtos à base de clorexidina na limpeza de ambientes.

 

Caso tenha restado algum dúvida, entre em contato conosco. Estamos à disposição para ajudar a realizar um trabalho com eficácia e segurança.

 

 

Deixe seu Comentário





Scroll To Top