Skip to content

As autoridades sanitárias de todo o país estão conscientizando a população para a adoção das medidas necessárias para conter o avanço do novo coronavírus. Distanciamento social, rigorosa higiene das mãos e cuidado redobrado com a etiqueta respiratória estão entre as ações necessárias para evitar as complicações causadas pela covid-19.

 

Mas, além de tudo isso, você sabe da importância de realizar corretamente a limpeza de sua casa? Tem realizado corretamente a limpeza das superfícies? Continue a leitura e descubra como se proteger do coronavírus, por meio da limpeza segura e eficaz da sua casa.

Como se proteger?

 

Um estudo recente mostrou que o vírus pode sobreviver várias horas, a depender do material da superfície em que ele se depositar.

 

Por isso os cuidados com higiene e limpeza são tão necessários, já que, ainda que estejamos isolados em casa, precisamos sair para comprar algo, ou eventualmente recebemos encomendas e nossas refeições por delivery. Sem falar do caso de residências em que vivem prestadores de serviços essenciais. Essas pessoas precisam sair quase todos os dias ou diariamente para trabalhar, e, sem os devidos cuidados, podem carregar o vírus para dentro de suas casas.

 

Os materiais mais propícios à sobrevivência do vírus são o plástico e o aço inoxidável. Neles o vírus pode sobreviver por até três dias. Enquanto em papelão, por exemplo, pode sobreviver por até 24 horas, por isso você deve ter cuidado também com sua correspondência e as caixas que chegam em sua casa.

Higienização

 

Para fazer a correta higienização das superfícies há outras alternativas além do álcool em gel. Apesar de ser bastante eficiente, muitas pessoas não estão tendo acesso ao produto. Seja porque não é encontrado na maioria dos mercados e farmácias, ou, quando há, os preços estão abusivos.

O que você vai precisar

 

Uma sugestão muito barata e eficiente é uma solução com água sanitária. Fique muito atento, pois a água sanitária deve estar na concentração ideal de hipoclorito (a recomendação dos especialistas é de 2,0 a 2,5%). Em um recipiente de um litro de capacidade, coloque 20 ml de água sanitária, e complete o restante com água potável. Essa quantidade de água sanitária é ideal para eliminar o coronavírus. Ao contrário do que se pode pensar, a água sanitária pura não tem nenhum efeito sobre o vírus.

Como fazer

 

Coloque essa solução em um borrifador, e ela está pronta para ser usada. Você pode utilizar essa mistura para higienizar as superfícies dos móveis, maçanetas, chaves, calçados de quem chega da rua, etc. Importante: não use a solução para limpar celulares, pois pode danificar o material dos aparelhos. Os celulares devem ser higienizados com álcool em gel.

 

Note também que o borrifador não pode ser transparente, pois o contato com a luz faz com que a solução perca as propriedades de combater o vírus. Evite também inalar diretamente a água sanitária, e preferencialmente manuseie o produto com luvas. Ainda que seja em baixa concentração, a substância pode irritar a pele e as mucosas.

 

Outra observação importante: a água sanitária pode ter efeito corrosivo sobre os metais. Após higienizar com a solução, passe no local um pano úmido, para eliminar qualquer resíduo.

 

 

Deixe seu Comentário





Scroll To Top